O símbolo ® ⓡ ou “R” de marca registrada trás confiança e credibilidade para marcas de todos os portes. Aliás, é impossível dizer que você realmente é dono de uma marca se você não possui o registro de propriedade da mesma.
Em todo território nacional, o INPI é o único responsável por este “registro”. De maneira bem simplificada, quem registrar primeiro (na categoria correta do seu negócio), tem direito de uso exclusivo desta marca.
O que não vale?
Algumas pessoas pensam que só o fato de você criar um logo, uma fachada, uma página nas redes sociais ou um site já é suficiente para mostrar que você foi o primeiro a usar aquela marca e tem direitos sobre ela. Mero engano!
Nem mesmo a criação de empresa junto a uma empresa de contabilidade com CNPJ, nome fantasia, registro nos órgãos de classe, cartórios, prefeitura, domínio na internet, etc, servem para garantir a titularidade da marca.
Portanto, utilizar o “R de registrado” na sua marca, sem a devida concessão do INPI é ilegal! E você pode ser acionado administrativamente e judicialmente por isso.
Como utilizar corretamente o símbolo de registrado na sua marca?
O primeiro passo para registrar a sua marca é a pesquisa de viabilidade, ou seja, verificar se em todo território nacional, em tal categoria de negócio, não existe alguma marca já registrada que possa causar algum conflito ou ter o mesmo nome ou similar. Atenção aqui, a similaridade é muito subjetiva, por exemplo: seria impossível registrar a marca “poka-kola” para bebidas ou então registrar “maçã mordida” para empresa de tecnologia.
Feito a pesquisa e com o caminho livre para exclusividade, é necessário cumprir alguns requisitos e enviar o pedido de análise ao INPI. Esta solicitação de análise é paga e não garante o sucesso na concessão do registro, afinal pode ser julgado que há conflitos com outras marcas, entre outras incompatibilidades.
Uma consultoria séria costuma prever estes conflitos nas tratativas iniciais e não garante que vai ser registrado, embora normalmente na análise prévia algumas possibilidades de marca já podem ser descartadas para evitar problemas.
Por isso, é importante que cada passo do processo de registro de marca seja feito com calma e cuidado, a fim de preencher todos os requisitos e evitar gastos desnecessários. Em breve, em outro artigo, contaremos principais erros ao solicitar um pedido de registro de marca.
Contratando a assessoria da UNAPI você evita dores de cabeça e garante que seu registro seja feito da maneira correta com a cobertura adequada para o seu segmento.
Símbolo de marca registrada ®️ no teclado:
Somente caso você já possua a marca em vigor no INPI utilize os comandos abaixo:
- Teclado no computador Windows: Pressione as teclas Alt + 0174
- Teclado do Mac: Option + R
- Word e outros programas da Microsoft Office:Ctrl+Alt+R
- Emoji: ®️
Caso precise (e tenha direito) da imagem do “®” nós vamos disponibilizar aqui para você baixar também gratuitamente logo abaixo.
PNG de marca registrada com fundo transparente
Disponibilizamos em várias cores, em formato png com fundo transparente, para você utilizar na sua marca registrada.
Arquivos aqui: https://drive.google.com/drive/folders/17Z0mPtxyb71zZcIKuHGumXmFtvk1IOp8?usp=drive_link